Agosto Dourado e a amamentação

Listen to this article

O Agosto Dourado é um mês em que ocorre a conscientização sobre a importância do aleitamento materno, que desempenha papel crucial no desenvolvimento da criança.

Além de oferecer nutrientes na quantidade adequada para o bebê, o leite materno é rico em anticorpos e outras substâncias que fortalecem o sistema imunológico e protegem a criança contra infecções e doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno reduz a mortalidade infantil por doenças infecciosas em até 13 vezes e proporciona melhor desenvolvimento da criança, quando comparado com a alimentação com fórmula infantil.

Os benefícios físicos e emocionais da amamentação também incluem as mães. A prática de amamentar fortalece o vínculo entre mãe e bebê, ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal mais rapidamente e reduz o risco de hemorragias pós-parto. Pode também diminuir o risco de câncer de mama e de ovário. Em relação ao câncer de mama, mulheres que amamentam têm 25% menos chance de desenvolverem essa doença comparadas com as que não amamentam. 

O vínculo que se forma entre mães que amamentam e seus filhos é especial. O contato íntimo promove sensação de segurança e afeto, ajudando o bebê a se sentir amado e protegido, criando relação de amor e cuidado fundamental para o desenvolvimento familiar.

Se você quer saber mais sobre amamentação ou está amamentando e tem dúvidas, baixe o “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos”, uma publicação do Ministério da Saúde.

Referências bibliográficas:

Global Strategy for Infant and Young Child Feeding, OMS, 2003.

Horta, B. L., et al., 2015

Victora, C. G., et al., 2016

Beral, V., et al., 2002.

Gartner, L. M., et al., 2005.

Texto: Samara Mendonça – Aluna de Graduação em Nutrição – INJC/UFRJ

Revisão: Elisa Maria de Aquino Lacerda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo