Comer bem e se exercitar regularmente são dois pilares para manter a saúde e melhorar o corpo e a mente.
Alimentação Saudável – Ter uma alimentação balanceada, com os diversos grupos de alimentos in natura ou minimamente processados é essencial para nossa saúde. Esses alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e reduzem o risco de doenças, como diabetes e hipertensão. Uma boa alimentação também melhora a memória e a concentração, o que é especialmente importante para crianças e adolescentes.
Exercícios Físicos – Fazer exercícios regularmente é igualmente importante. Atividades como esportes, jogos e exercícios aeróbicos ajudam a desenvolver habilidades motoras, coordenação e resistência física. Exercitar-se aumenta a autoestima e facilita a socialização, especialmente para crianças. Pesquisas indicam que a educação física nas escolas ajuda a combater o sedentarismo e promove um estilo de vida ativo desde cedo.
Esta combinação não tem erro – Alimentação saudável e a prática regular de exercícios é crucial para a saúde e o desenvolvimento das pessoas. Investir em políticas que incentivem bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas nas escolas é fundamental. Essas medidas não só melhoram a saúde pública, mas também contribuem para formar uma sociedade mais saudável e produtiva.
E não podemos esquecer. Antes de praticar uma atividade física, consulte seu médico.
Autores: Tiago Martins e Alexsander Rodrigues – Alunos de Educação Física da EEFD/UFRJ
Revisão: Equipe do projeto Alimentação Saudável #ParaTodos
Referências:
– Vasconcelos FDAG, Calvo MCM, Lopes ACS & Cotta RMM. (2019). Dietary patterns of children and adolescents from high and low human development countries: a systematic review and meta-analysis. Public Health Nutrition, 22(6), 1045-1057.
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– Guedes DP & Guedes JERP. (2005). Physical activity, sedentary behavior, and physical education in schools in Brazilian municipalities. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, 7(1), 67-74.
– Barbosa Filho VC, Minatto G, Mota J, Silva KS, Campos W, Lopes AS & Barbosa ML. (2012). Physical education classes and physical activity: impact on performance in schoolchildren from Florianopolis, Brazil. Journal of Physical Education and Sport, 12(2), 167-172.